Inspeção em Materiais de Movimentação de Carga

“Na Corrente da Segurança o principal elo é a prevenção”

Já pensou quantos acidentes podem ser evitados pelo fato de seus equipamentos passarem por inspeções técnicas periodicamente?

O objetivo do serviço de inspeção em materiais de movimentação de carga é realizar a inspeção visual e dimensional em todos os materiais utilizados na movimentação de carga sendo cintas de poliéster, cabos de aço, lingas de correntes grau 8 e grau 10, acessórios (olhais de içamento, manilhas, ganchos, elos), equipamentos especiais (balancim, tenaz, barra de carga), identificando desgastes e deformações que possam comprometer o uso seguro e prejudicar sua disponibilidade operacional.

Inspeção em Lingas de corrente (lingada)

A inspeção em lingas de corrente tem como referência a NBR 15516 1-2 e tem como objetivo analisar se todos os acessórios que fazem parte desse conjunto estão de acordo com a norma vigente, e para isso nos utilizamos do checklist contido em nosso Aplicativo exclusivo para inspeções e ferramentas exclusivas (gabarito de corrente) e rotineiras (paquímetros e trena) com esses utensílios verificamos alongamentos, torções e desgastes que essa linga pode apresentar conforme sua utilização.

Inspeção em Eslingas e Cintas de Poliéster

A inspeção em cintas de poliéster tem como referência a NBR 15637 1-2-3 e tem como objetivo verificar se ela apresenta alguma avaria que limite sua capacidade de carga de trabalho e fator de segurança, como cortes transversais e longitudinais, danos as bordas, desfilamentos, ataques químicos entre outros, esse trabalho e realizado cuidadosamente de forma visual nos vários tipos de cinta existentes.

A inspeção em eslingas (cintas com acessórios) tem como referência as NBR 15637 1-2-3 , ISO 8539 e 15516 1-2 e tem como objetivo analisar se as cintas e os acessórios utilizados no conjunto estão de acordo com as normas vigentes , essa analise é feita visual e dimensional.

Inspeção em Dispositivos Especiais

A inspeção em dispositivos especiais tem como referências as normas ASME B30.20 , NR11 e a documentação de cada item tais como: data book, manual de manutenção, ART, memoriais de calculo entre outros, essa analise é feita de forma visual, dimensional e com ensaios não destrutivos (liquido penetrante, ultra som, partículas magnéticas entre outros) e visam garantir que não existam trincas em soldas, deformações e outras avarias que prejudiquem e limitem sua utilização.

Periodicidade

A Seyconel auxilia na elaboração de cronograma adequado para inspeção em materiais de movimentação de carga sempre verificando as seguintes características: resultados de inspeções anteriores, periodicidade de normas nacionais, aplicação do equipamento, frequência de utilização e severidade da operação.

MaterialNormaPeriodicidade
Laço de Cabo de açoABNT NBR 1354112 meses
Cintas de poliésterABNT NBR 1563712 meses
Lingas de correnteABNT NBR 1551612 meses
Equipamento EspeciaisASME B30.2012 meses

Relatório Técnico

O serviço é realizado com a emissão de um book técnico, apresentando um relatório de cada material analisado. Este relatório contém dados referentes a manutenções corretivas a serem utilizados para cada material, indicando as peças a serem reparadas ou trocadas.

As inspeções realizadas pela Seyconel garantem total confiabilidade e segurança para sua movimentação de carga, sendo realizada pelas normas nacionais e internacionais e profissionais altamente qualificados.

INSPEÇÃO TÉCNICA – Aplicativo

Através do aplicativo de inspeção, nosso profissional tem agilidade e confiabilidade nos dados inseridos para cada equipamento de movimentação de carga inspecionado.

Ligaremos para você

De Segunda à Quinta-feira das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 18:00.

Sexta-feira das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00

Receba nosso catálogo de produtos!

Faça o download do nosso catálogo e conheça toda a linha de produtos que a Seyconel oferece. 

Há mais de 20 anos no mercado de produtos de içamento e movimentação de cargas seguras.

Siga-nós