Entenda a importância dos serviços de inspeção em movimentação de cargas

Saiba mais sobre serviços de inspeção técnica em içamento de cargas.

Para garantir a produtividade na indústria, é preciso que a movimentação de cargas siga procedimentos internos de segurança. Os serviços de inspeção técnica em içamento e movimentações de cargas são um tipo de avaliação do estado de todos os materiais e sistemas usados no deslocamento de cargas, conforme as normas técnicas vigentes. Por meio da inspeção, é possível identificar se há desgastes e deformações de forma a evitar o mau funcionamento.

O serviço é realizado com a emissão de um book técnico, apresentando um relatório de cada material analisado. Este relatório contém dados referentes a manutenções corretivas a serem utilizados para cada material, indicando as peças a serem reparadas ou trocadas.

Porém algumas empresas ainda possuem receios sobre o funcionamento e validade destes serviços. Pensando nisto, compartilhamos com você as principais dúvidas no assunto, bem como soluções e explicações. Confira o que o Gerente Comercial da Seyconel, Carlos Eduardo Martim, tem a dizer sobre o assunto e aproveite estas dicas valiosas.

Qual a dúvida mais comum de empresas ou indústrias que solicitam uma inspeção de serviços de içamento de cargas?

Carlos: A dúvida mais comum é em relação a periodicidade em que as inspeções devem ser realizadas. A periodicidade da inspeção dos materiais de içamento e elevação de cargas pode ser realizada conforme estipulado pelas normas nacionais – a cada 12 meses ou conforme determinação da equipe do SESMET da empresa contratante que define o risco relacionado em cada equipamento.

Dependendo da utilização, a inspeção pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual.

Como a inspeção regular garante economia ao contratante?

Quando uma empresa tem boas práticas e se preocupa com a segurança e saúde de seus colaboradores, o serviço de inspeção regular é sem dúvidas, a melhor opção para que seja gerada economia ao contratante, uma vez que os acidentes por falta de inspeção são muito grandes e além de custosos, afetam muito a segurança das empresas.

Sem contar que acidentes de trabalho resultam em menor produtividade devido ao tempo de trabalho perdido, bem como resultam em altos pedidos de indenização Os materiais de içamento possuem alto custos e quando bem inspecionados e armazenados, tem a sua vida útil aumentada e os gastos com reparos e novas compras são bem menores, gerando economia para as empresas.

A Seyconel presta serviços inspeção visual e dimensional? Quais a mais importante?

Sim, a Seyconel presta ambos os serviços e cada um tem uma finalidade, sendo os 2 importantes:

Por exemplo: Inspeção visual é mais utilizada em cintas de poliéster, pois a inspeção das cintas fica no campo visual, onde procura-se detectar rasgos, cortes, descosturas, fissuras, etc no corpo da cinta.

Também é utilizada em laço de cabo de aço, pega chapas e levantadores magnéticos. Inspeção dimensional é utilizada nas lingas de correntes, ganchos, manilhas, olhais onde cada elemento é inspecionado com critérios de medições, para avaliar se houve alongamento do elo da corrente, dos olhais, abertura do gancho ou da manilha, tudo de acordo com as NBR – ABNT, normas de fabricação.

Qual a importância do relatório final da inspeção? Que passos devem ser seguidos após esta etapa?

O relatório final da inspeção vai apresentar todos os acessórios e materiais de içamento por setor da empresa e apontar a real situação de cada equipamento.

A não realização de inspeções de equipamentos conforme exigido por lei pode resultar em multas.

Na NR11, item 1.3 especifica que “A empresa deve manter registro, em meio físico ou eletrônico, de inspeção periódica e de manutenção dos equipamentos; e 1.3.1 Após a inspeção do equipamento ou elemento de sustentação, deve ser emitido “Relatório de Inspeção“, com periodicidade anual, elaborado por profissional legalmente habilitado com ART – Anotação de Responsabilidade Técnica – recolhida, que passa a fazer parte da documentação do equipamento.

O registro das inspeções devidamente arquivado fornece proteção de responsabilidade jurídica. Usando os registros de inspeção, gerentes de manutenção podem identificar e corrigir problemas que se repetem.

 

Quais dispositivos de içamento de cargas que precisam de mais inspeções periódicas?

Cintas, eslingas, lingas de correntes, laço de cabo de aço, ganchos, manilhas, cadeados, pega chapas, balancim, tenaz eletromecânica, gancho C.

Agende sua inspeção

Como pudemos perceber, a inspeção técnica industrial tem muitas vantagens. As inspeções realizadas pela Seyconel garantem total confiabilidade e segurança para sua movimentação de carga, sendo realizada pelas normas nacionais e internacionais e profissionais altamente qualificados.

Entre em contato e agende sua inspeção: (41) 3201-8000 ou seyconel@seyconel.com.br

Material Norma Referência Periodicidade
Laço de Cabo de Aço ABNT NBR 13541 12 meses
Cintas de Poliéster ABNT NBR 15637 12 meses
Lingas de Corrente ABNT NBR 15516 12 meses
Manilhas ABNT NBR 13545 12 meses
Balancim ASME B30.20 12 meses
Dispositivos especiais ASME B30.20 12 meses

Ligaremos para você

De Segunda à Quinta-feira das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 18:00.

Sexta-feira das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00