Entenda o que são dispositivos especiais para a indústria

Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre dispositivos especiais para içamento e movimentação de cargas industriais

seyconel

A movimentação de cargas na indústria é uma ação complexa. Muitas vezes, ela envolve materiais valiosos e extremamente importantes para o processo produtivo, além de compreender a atuação direta dos colaboradores. Logo, para executar bem essas tarefas, o uso de dispositivos especiais é um item de extrema importância.

Isso porque esses equipamentos estão presentes nas empresas com as melhores práticas em todos os setores. E a razão para isso é que eles garantem economia e minimizam riscos, traduzindo-se em ganhos rápidos e num ambiente de trabalho mais seguro.

No texto a seguir, nós mostraremos o que são essas soluções, porquê você deve implementá-las e quais são as perdas que você terá ao abrir mão delas. Acompanhe!

O que são dispositivos especiais?

Os dispositivos especiais são ferramentas usadas para a movimentação de cargas e o içamento na indústria. Elas estão presentes em diferentes setores da economia, como:

  • Agroindústria;
  • Alimentação;
  • Minério;
  • Aço;
  • Construção civil;
  • Automotivo;
  • Naval;
  • Aéreo;
  • Têxtil;
  • Linha branca;
  • Muitos outros.

Mas você sabe o que faz com que esses equipamentos sejam tão diferentes dos demais? Sem dúvida, a resposta para isso está na eficiência que elas proporcionam no deslocamento dos materiais, além do aumento da agilidade dos processos produtivos e da segurança dos trabalhadores.

Perceba que, ao recorrer a essas soluções, você terá recursos desenvolvidos especificamente para isso, dentro das normas técnicas e das exigências do Ministério do Trabalho. Logo, não será preciso lançar mão de “quebra-galhos” ou da força bruta, como ocorre em algumas empresas.

Certo. Mas, afinal, qual é o benefício disso?

>>Acessórios de içamento de cargas: Veja nossos produtos

Por que usar dispositivos especiais?

Se você chegou até aqui, é porque certamente está se perguntando sobre isso neste momento. Para que fique bem claro, existem pelo menos duas respostas para essa questão. Vamos a elas:

1. Segurança no trabalho

Assim como os funcionários precisam de equipamentos de proteção individual (EPIs) para trabalhar na indústria e em outros setores da economia, é importante entender que eles devem ter em mãos as ferramentas necessárias para executar suas funções.

Afinal, você consegue imaginar um contador sem uma calculadora? Ou um professor sem giz e quadro negro? Em todos esses casos, é certo que os profissionais levarão mais tempo que o normal para fazer o trabalho deles, não é mesmo?

E com a indústria não é diferente. A diferença, porém, é que existe um agravante. Os colaboradores que tiverem de manusear dispositivos inadequados ou mesmo abusarem da força bruta sofrem sérios riscos de lesões, invalidez ou situações ainda piores.

Além disso, tenha claro que empresas nessas condições podem ser autuadas a qualquer momento pelo Ministério do Trabalho, o que significa multas trabalhistas altíssimas e o risco de fechamento das portas por tempo indeterminado para se adequar às exigências.

2. Maior produtividade

Você se lembra quando dissemos que os dispositivos especiais são feitos exclusivamente para a movimentação e o içamento de cargas? Pois essa é a razão pela qual eles garantem uma maior rapidez na produção.

Isso ocorre porque as soluções adaptadas são mais difíceis de se manusear e não seguem as normas técnicas. Além disso, muitas vezes esses equipamentos têm pouca estabilidade e baixa precisão, realizando trabalhos de forma mais lenta.

Como você deve ter percebido, isso traz um sério risco de que a sua escala não acompanhe a demanda, o que é péssimo para os negócios. Mas isso não é tudo.

Ao contrário dos especiais, produtos adaptados para a movimentação de cargas tendem a quebrar com mais facilidade, já que não são adequados para essa função. Logo, haverá mais chances de eles ficarem parados ou ocasionarem desperdício de insumos e materiais para o indústria.

>>Conheça nossos dispositivos especiais

Quais são os tipos de dispositivos especiais?

Agora que vimos todas as vantagens dessas ferramentas, a pergunta que fica é: quais são os tipos de equipamentos disponíveis e quais são as suas funções?

Bem, o fato é que existem muitos produtos no mercado, que desempenham atividades essenciais para as empresas. Portanto, selecionamos alguns dos exemplos mais importantes:

E sabe o melhor? É que a partir das suas necessidades, você pode encomendar ferramentas exclusivas para aumentar a segurança e a produtividade do seu negócio.

E você, quer saber mais sobre automação e as melhores soluções para as indústrias? Então, não perca as novidades e siga nossas páginas no Facebook e no Linkedin!

Ligaremos para você

De Segunda à Quinta-feira das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 18:00.

Sexta-feira das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00