Como funciona o equipamento Red Zone?

A segurança dos profissionais no ambiente de trabalho é um assunto que está, cada vez mais, em foco. Muitos se esforçam para melhorar a condição de trabalhadores em áreas em que esses estão mais sujeitos a acidentes.

No campo das empilhadeiras, um dos aparelhos criados com essa função é o Red Zone. Frequentemente, os responsáveis por operar essas grandes máquinas são treinados, mas o local em que elas atuam é agitado e possui muitos obstáculos, como prateleiras, cargas, caminhões, entre outros.

Por isso, dispositivos que auxiliem na proteção dos operários são sempre bem-vindos. A seguir, veremos o que é o Red Zone e como ele funciona!

O que é o Red Zone

Também conhecido como Safety Zone ou Luz de Segurança, ele é um aparelho luminoso de LED que deve ser utilizado durante operações de pontes rolantes, empilhadeiras, máquinas, talhas e outros equipamentos.

Composto por 24 LED’s de alta luminosidade, o Red Zone (“zona vermelha”, em inglês) funciona da seguinte maneira: ele emite uma luz robusta no chão e, assim, alerta funcionários e pedestres que eles estão prestes a entrar em uma área de perigo. A iluminação pode ser tanto na cor vermelha quanto na azul. Além disso, o dispositivo tem uma sirene que pode ser acionada separada ou simultaneamente com as luzes.

Existe mais de um tipo de ponto de luz que pode ser feito no pavimento dos galpões e armazéns. Um dos  modos ilumina apenas um círculo no chão, outro mostra quatro pontos de luminosidade. O terceiro padrão que o Red Zone pode fazer é somente uma linha reta no piso e o quarto cria quatro linhas retas, formando um quadrado.

Esse pode ser muito utilizado para ficar em volta de uma empilhadeira, por exemplo, para demarcar a área em que é permitido para o pedestre avançar. A iluminação em forma de círculo sozinha costuma ser usada para avisar operários que outras máquinas estão circulando pela mesma região e, dessa maneira, evitar colisões entre equipamentos. Ela é bastante útil em cruzamentos transversais em que é difícil ver se alguém está vindo.

Quais vantagens ele traz

O Red Zone tem diversos benefícios se comparado a outros tipos de alerta que podem ser utilizados em fábricas e galpões. O uso de sirenes em locais de risco, por exemplo, são bastante comuns nesses espaços. Apesar de ser importante haver o aviso sonoro, muitas vezes ele não é suficiente.

Os operários estão tão acostumados com as sirenes e concentrados em seus trabalhos, que acabam não prestando tanta atenção nelas. Além disso, o som pode ser ocultado por demais barulhos do lugar. Sendo assim, a segurança extra que o dispositivo oferece é a maior vantagem dele.

A probabilidade de acidentes diminui e, ainda, o feixe de luz auxilia o funcionário a posicionar uma ponte rolante, por exemplo. Outro benefício que podemos citar é a carcaça feita de alumínio fundido, que é muito sólida e resistente. Em adição, ela tem aletas que dissipam o calor.

A instalação é outro quesito importante do dispositivo. Com a luz, vem um suporte de montagem que permite a instalação dele em pontes rolantes, empilhadeiras, entre outros. A montagem dele nos aparelhos é simples e não é preciso ter uma mão de obra especializada na máquina para realizar a atividade.

Dessa forma, a empresa não tem trabalho extra para instalar o dispositivo e pode acomodá-lo no local que achar melhor. Lembre-se de decidir antes qual tipo de feixe de luz vai querer para o seu galpão, para saber como colocá-lo. Por exemplo, se o ideal para o seu negócio for o formato quadrado em volta da empilhadeira, será necessário obter quatro luzes e instalá-las na máquina.

Por possuir um IP67, o aparelho pode ser usado em ambientes internos e externos. Afinal, essa classificação garante que ele é protegido contra a poeira e resistente a um mergulho na água.

Mesmo tendo diversas possibilidades de iluminação, podendo ser instalado em várias máquinas e lugares, o Red Zone possui baixo consumo de energia, por utilizar fontes de luz de LED. Por essa mesma razão, ele também tem alta eficiência e um tempo de vida útil bem elevado.

Outra vantagem que agrada muito os chefes é o preço dessa proteção extra. Muitos pensam que o custo para diminuir os riscos dentro da firma será alto, mas na verdade não é. O investimento é menor se comparado a outros tipos de sistema!

Como vimos, o Red Zone traz muitos benefícios para quem decide instalá-lo em seu negócio, como a grande segurança e o baixo consumo de energia, além de o investimento para utilizá-lo também ser pequeno.

Depois de descobrir o que é o dispositivo e como ele pode melhorar o dia a dia de sua empresa, você já está pronto para colocá-lo em sua firma? Para adquirir o seu e saber mais sobre a área industrial, entre em contato conosco!

Ligaremos para você

De Segunda à Quinta-feira das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 18:00.

Sexta-feira das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00